quarta-feira, 30 de março de 2016

Variar os macronutrientes consoante o tipo de treino

Ricardo Vidal, autor do blog XtraFit, explica-nos porque razão o nosso "pré-treino" deverá variar consoante o tipo de treino (musculação ou cardio):


Um treino de musculação provoca reacções metabólicas e hormonais diferentes no nosso organismo quando comparando com um treino cardiovascular. por exemplo, um treino muscular exige mais glicogénio muscular, do que um treino cardiovascular e um treino cardiovascular exige mais gordura como fonte energética do que um treino cardiovascular.
Por isso deves sempre ajustar a tua nutrição, consoante o tipo de treino que tens nesse dia.
Algumas das coisas que podes fazer são:

1. Aumentar a quantidade de hidratos e diminuir a quantidade de gordura nos dias de treino muscular.
2. Diminuir a quantidade de hidratos e aumentar a quantidade de gordura nos dias de treino cardio. Isto vai fazer aumentar os niveis de somatropina e glucagon, diminuir os niveis de glicémia e insulina, contribuindo assim para queimar mais gordura. 
3. Fazer um pequeno-almoço baixo em hidratos e rico em gordura insaturada e proteína, em dias de descanso ou cardio, vai fazer com que o teu organismo queime mais gordura de forma eficiente
4. Fazer um pequeno-almoço baixo em gordura e rico em hidratos e proteína, no dia do treino muscular, torna o nosso treino muscular mais eficiente na criação de músculo, tal como comprova o estudo em cima.

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