sexta-feira, 18 de março de 2016

Dia Mundial do Sono

Um bom sono reparador e de qualidade é muito importante para recuperarmos fisíca e mentalmente.

Segundo Fátima Teixeira, coordenadora da Comissão de Patologia Respiratória do Sono, "Noites mal dormidas ou mesmo sem dormir podem ter graves efeitos na qualidade de vida e na saúde das pessoas:
- dor de cabeça;
- sonolência diurna;
- alteração do humor;
- diminuição do rendimento intelectual;
- aumento da probabilidade de acidentes de viação ou de trabalho"

Marta Gonçalves, psiquiatra e presidente da Associação Portuguesa de Sono, destaca também as seguintes consequências para a saúde resultantes da falta de sono:
- cansaço diurno;
- problemas de concentração;
- baixa de rendimento profissional;
- sintomas de ansiedade, irritabilidade e sonolência diurna excessiva, responsável por muitos dos acidentes de viação e de trabalho.

Vários estudos têm vindo a demonstrar também a existência de associações significativas entre a privação crónica do sono e o aumento da obesidade, diabetes, hipertensão, cancro, deficiências do sistema imunitário e depressão.


Apesar da maioria dos distúrbios do sono serem evitáveis ou tratáveis, apenas menos de um terço dos doentes procura ajuda profissional.


Aqui ficam algumas dicas para dormir melhor, no dia Mundial do Sono que se assinala hoje:

- Evitar refeições pesadas e alimentos estimulantes (como gengibre, picante ou pimenta) e bebidas com cafeína (café, determinados chás, colas, guaraná, etc) ao final da tarde e à noite ou consumir muitos líquidos antes de dormir

- Evitar o trabalho intelectual perto da hora do deitar, nomeadamente no computador.

- Equilibrar as atividades do dia-a-dia (entre trabalho, lazer e sono) procurarando criar uma rotina

- Afastar os aparelhos eletrónicos do local onde se está a dormir

- Escolher um livro e ler algumas páginas antes de adormecer

- Praticar exercício físico (de manhã ou ao fim do dia, de acordo com a nossa disponibilidade)

- Exercer uma alimentação saudável, rica em magnésio e ómega 3 (presentes na banana, nozes, salmão, espinafres)

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