quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Pequeno-almoço para campeões e não só...

Olá!

Sei que já é um pouco tarde para falar de pequeno-almoço, ou não!
Se, tal como eu, não querem perder muito tempo de manhã a preparar o vosso, ou porque já se levantam muito cedo ou porque simplesmente não têm paciência, tenho sugestões que podem facilitar a tarefa.
Existem algumas refeições que, preparadas de véspera funcionam muito bem no dia seguinte. Elas são: as papas de aveia, panquecas, crepes, bolos, quiches, etc!
Como ultimamente tenho andado a alternar entre as papas e as panquecas, hoje trago-vos as receitas base para cada uma. A partir daqui, o céu é o limite e podem servir como quiserem mas, claro, tendo em conta os objectivos de cada um! Eu, por exemplo, treino 1 hora depois do pequeno-almoço e tento equilibrar os hidratos com a proteina. Mas ha quem prefira fazer um pequeno-almoço mais proteico e aí terá de ajustar as doses.

Vamos começar pelas papas de aveia.

Geralmente utilizo esta base: 3 colheres de sopa de aveia + 150ml de agua + 50ml de leite vegetal (coco, amendoa ou avelã).

Deixo esta mistura ferver, até ganhar uma consistencia mais cremosa. Desligo o fogão e, adiciono 140ml de claras ou 1 ovo +70ml de claras. Aproveito o calor residual para cozinhar as claras!

Claro que depois, pelo meio invento! À mistura base adiciono canela, raspa de limão, noz moscada, etc! Por vezes adiciono puré de fruta ou manteiga de amendoím, enfim, é mesmo uma questão de fazerem as combinações que mais gostarem!

Aqui fica uma das minhas invenções:

Neste caso utilizei maçã caremelizada com mel, nozes e canela! 

Para as panquecas, a história é quase a mesma, mas aproveito para variar nas farinhas! 

-1colher de sopa de farinha de trigo sarraceno;
-1colher de sopa de farinha de coco;
-1 colher de sopa de farinha de milho (quem quiser mais proteina pode trocar esta farinha por farinha de trigo sarraceno ou até por whey!)
-1 colher de chá de mel (opcional);
-140ml de claras

Misturar tudo e frigideira com elas! 

Aqui vai um exemplo das minhas panquecas: 


Aqui decorei com creme de coco batido, romã e casca de limao. Uma colher de manteiga de amendoím e outra de compota de morango caseira!



Espero que gostem das sugestões!

Sara

1 comentário :

  1. Pronto. Já me deixaste a salivar! :)

    Parecem-me excelentes sugestões que vou experimentar sem dúvida nenhuma!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...