quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Os Ciclistas

Hoje venho falar-vos de ciclistas. Gostam do tema? Fit o suficiente para vocês?

Aviso já que isto não vai ser um post em que vos vou falar sobre a vida saudável que tenho enquanto ciclista (porque não tenho) mas sim para vos falar um bocadinho da inquietação que sinto no peito sempre que me cruzo com um ciclista.

1 - Porque é que o Ciclista se tem um passeio, pedala na estrada? “Oh, porque na estrada o piso é melhor, não tem tantos obstáculos e é mais rápido” Certo. Então se o Senhor ciclista quer a vidinha assim facilitada, desloque-se de carro e não de bicicleta. É um ciclista como deve ser, ou é um rato?

2 – Porque é que o Ciclista se tem uma Ciclovia insiste em circular na estrada? É tão irritante ver um ciclista a pedalar no meio da estrada do guincho quando existe ao lado uma via construída de propósito para sua excelência.

3 - Porque é que o Ciclista pensa que é um carro e circula no meio da estrada? Isto acontece principalmente na marginal. É uma estrada ligeiramente perigosa que de vez em quando empanca por causa de um ciclista que se recusa a desocupar a via da direita.

4 – Porque é que o Ciclista não respeita os sinais de trânsito? Já perdi a conta ao número de ciclistas que vejo não pararem nos sinais de trânsito.

5 - Se o ciclista sabe que não anda à mesma velocidade que um carro e se sabe que perturba o trânsito com a sua lentidão, porque é que o ciclista insiste em andar na estrada?

Talvez quando o ciclista for obrigado a ter matricula e seguro e tiver de pagar imposto para circular, eu mude de opinião.


(Espero que este post gere polémica. Sempre ouvi dizer que as polémicas fazem a internet mexer e eu preciso de visitas ao meu blog. Não me desiludam.)

17 comentários :

  1. Tens a minha solidariedade, principalmente no ponto 3!! E quase como aqueles carros que param com os 4 piscas a bloquear o teu! Estão a empatar.

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá então por a internet a mexer!
    Só discordo em parte com a primeira e a última. A primeira porque os passeios não foram feitos para os ciclistas mas sim para os peões (e estes não iriam gostar de levar com um ciclista em cima (salvo seja). A última porque não havendo ciclovia, não tem outra alternativa senão andar na estrada (mas aí concordo que deveria ter seguro).
    Acho que a solução passa em grande parte pela criação de mais ciclovias (apesar de estar bem melhor do que há poucos anos atrás...)
    De seguida vou ao teu blog para não te desiludir! :)

    ResponderEliminar
  3. @Carolina: Ou os que param no meio da estrada com os 4 piscas ligados, só para ir ali beber um cafézinho!

    ResponderEliminar
  4. Não sei bem se o expectável é que o ciclista pedale na estrada ou no passeio. Já pedalei pela marginal no passeio, mas isso é porque sou medricas. A verdade é que na estrada não tenho segurança e no passeio sinto-me a mais, porque é para os peões. Por isso é que raramente ando de bicicleta ;)

    Perdida em Combate


    ResponderEliminar
  5. @MS: ahahah és um querido, obrigada pela ida ao meu blog!! Tens toda a razão; os passeios foram feitos para os peões, mas as estradas foram feitas para os carros.. os ciclistas não se encaixam em nenhuma das duas, por isso...SAIAM!! (:P)
    Concordo a 100% com mais ciclovias, uma coisa que me fascina imenso quando vou "lá fora" é a quantidade de pessoas que andam de bicicleta pelas cidades.

    ResponderEliminar
  6. 1 - Porque o passeio é para os peões. Andar de bicicleta no passeio é ilegal. Bom início de post, realmente.

    2 - Tens vários tipos de pessoa que anda de bicicleta. Por exemplo o que vai a 15 km/h tranquilo e pode ir na ciclovia. Mas também o que vai a 30 km/h e a Ciclovia seria um perigo se (num espaço tão apertado) tiveres gente a 10-15 km/h e gente a 30 km/h (a descer pode ser 50/60km/h com relativa facilidade).

    3 - Se o ciclista vai no meio da estrada, está mal. Nesse caso tens total razão.

    4 - Porque é que o automobilista não respeita os sinais de trânsito?

    5 - Porque tem esse direito. Porque o negro sai à rua se incomoda os racistas? Porque o gay sai à rua se incomoda os homofóbicos? Os direitos existem para ser gozados, mesmo que perturbe alguém. Aliás, é chato que alguém se perturbe com os direitos alheios.

    Não, não ando de bicicleta.

    Cumprimentos
    Rui Quinta

    ResponderEliminar
  7. Primeiro, o que precisa de vir em primeiro, estás mesmo só a querer visualizações, certo? porque assim de repente tudo o que colocas ou é ilegal ou até irresponsável como o escreves.

    1-as biclicletas na estrada, está no código da estrada, simples;

    2 - Porque muitas, em especial em Lisboa, que são as vou conhecendo, foram criadas por quem nem em pequenino andou de bicicleta, com cruzamentos com estradas/ruas perigosos, e...pasme-se cheio de peões que ficam escandalizados quando uma bicicleta está na...ciclovia;);

    3 - porque junto ao passeio corre o risco de enfiar a roda nas sarjetas, de ser passado a ferro por um carro, camião, por ti, por alguns dos frequentadores deste cantinho, que não quer sair da sua faixa de rodagem.
    Por outro lado há ciclista que abusam, o civismo tem que ter duas faces;

    4- Mas deviam. Já perdi a conta ao numero de automobilista e peões que também o fazem. Alguns devem ser os mesmos em 3 situações diferentes;

    5- ahhhhahahahahahaha, nem consigo responde a isso.
    espera, é fácil, está no ponto 1.

    Abraço

    PS: ando de bicicleta, corro, sou peão, conduzo um automóvel, sou conduzido, ando de transportes publicos e também andei de triciclo, mas este apenas em ambiente controlado, não numa estrada.

    ResponderEliminar
  8. Rui Quinta:
    1 - O passeio é para os peões, e para o cocó do cão e para os carros que decidem lá estacionar, e para os carrinhos de bebé e para os triciclos e para tudo e mais alguma coisa. Pode perfeitamente ser para as bicicletas que vão numa de lazer.
    2 - Eu cruzo-me sempre com gente incrivelmente estúpida que anda de bicicleta. Deve ser da zona, abunda por aqui.
    3 - Ainda bem que em pelo menos um ponto, concordamos.
    4 - Porque o Automobilista é uma bestinha quadrada, pois está claro!
    5 - Eu não me perturbo com os direitos alheios, o que seria de mim. Eu perturbo-me com falta de educação e de civismo. Característica que não é exclusiva dos ciclistas mas como disse anteriormente são os que tenho apanhado.

    ResponderEliminar
  9. JNR:
    1 - eu sei que estão no código da estrada! Mas na minha opinião, não deviam estar. A bicicleta não é um meio de transporte seguro, minimamente rápido ou eficaz e não tem a segurança que tem um carro para circular no mesmo meio. Além disso, não paga imposto nem seguro como eu, e não tem uma matricula. Se um dia, por causa de uma bicicleta eu tiver um acidente, como é que vai ser? Se uma bicicleta se esmerdar contra mim, como é que vai ser?
    2 - Há ciclovias em Lisboa? :P Falo da Ciclovia de Cascais. A ciclovia que está quase sempre vazia e que mesmo assim não é boa o suficiente para os ciclistas.
    3 - Pois, infelizmente ciclistas com noção de civismo ainda não os vi.
    4 - Concordo, sendo que neste ponto o automobilista ganha aos pontos.
    5 - A minha resposta a esta, também está no ponto 1.

    Ps: Idem Idem, Aspas Aspas!

    ResponderEliminar
  10. Ena, que hot topic! Ansiosa pela próxima 4f ihihih

    ResponderEliminar
  11. Este post é a sério? Ou é ironia?
    Ciclistas encostados ao passeio?? Para quê? Para cairem depois de serem varridos pelos popós?
    Ciclistas nos passeios? Para quê? varrer os peões? Até porque com tanto carro em cima dos passeios...a coisa fica complicada?
    Matricula? Seguro? Então? E não falas do capacete?
    H
    a bons e maus em todo o lado, mas quem conduz popós tem mais força.

    ResponderEliminar
  12. CAP: Exactamente pelos condutores terem mais força, é que os ciclistas não deviam ter os tipos de comportamento que falo no post.

    ResponderEliminar
  13. Adiante.
    Vou ficar a aguardar um post sobre carros em cima dos passeios e passadeiras. E outro sobre o excesso de velocidade dos mesmos.

    E por fim, um outro, escrito após teres lido o código da estrada. Ciclistas no lado direito da via...ehehehehe

    ResponderEliminar
  14. http://www.multas.pt/codigo-da-estrada-traz-novas-regras-relativas-aos-ciclistas

    ResponderEliminar
  15. Cap: Sobre os temas que sugeres, há mais do que um post no meu blog a falar sobre isso. Este, em particular: http://osmundosmudos.blogspot.pt/2015/10/pessoas-3.html ou este http://osmundosmudos.blogspot.pt/2015/11/coladinhos-traseira.html!! Como vês, sou uma pessoa que se revolta com muita coisa, não é só com os ciclistas!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo: Eu sou a favor dos ciclistas.. mas dos disciplinados! Ainda ontem três ciclistas não pararam num sinal vermelho. Vinham carros de um cruzamento, se lhes batessem, como era?

    ResponderEliminar
  17. E tu, porque é que andas de carro?
    não gostas de pedalar?não gostas de te cansar? mas vais ao ginásio? se não gostas de te cansar, não é menos cansativo ires de transportes públicos do que conduzir? não é mais barato do que ter um carro?é lento?não é mais rápido do que todas as horas que tens de trabalhar para pagar e sustentar o teu carro? porque é que utilizas um meio de transporte que é uma das maiores causas de morte e de lesões graves na sociedade moderna? porque é que utilizas um meio de transporte que "suga" recursos minerais? não achas que as gerações futuras também os merecem? porque é que poluis o ar que todos respiramos(incluindo doentes e crianças) com gases e partículas tóxicas que degradam a saúde, contribuem para o aparecimento de doenças oncológicas e provocam a morte prematura da população?não achas que as pessoas têm o direito de respirar ar limpo? porque é que libertas gases destrutivos para a atmosfera? achas que esta não é importante? porque é que usas um meio de transporte que contribui severamente para o efeito de estufa? vais deixar este problema para o qual ainda não há solução para as gerações futuras resolverem? porque é que utilizas um meio de transporte que é a razão para tantas regras e sinais de transito? porque é que causas poluição sonora e visual? porque é que contribuís para o congestionamento? porque é que entopes as ruas e as cidades? porque é que ocupas todo o espaço que há na cidade? achas que as pessoas não têm direito a espaço na rua para estar e conviver? porque é enfraqueces a economia do país ao importar petróleo e dando dinheiro aos fabricantes de automóveis?

    Pois é, gostas de andar de carro..

    Eu também gosto de andar de bicicleta ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...