terça-feira, 6 de outubro de 2015

Acordar cedo para treinar

No post de ontem, chegou-se à conclusão de que o exercício físico intenso praticado ao final do dia pode não ser benéfico para a maioria das pessoas.

Mas e até que ponto será benéfico, acordamos mais cedo para treinar?

Muitos de nós, devido aos horários de trabalho, acabamos por não ter outra alternativa senão acordar muito cedo para poder treinar (seja ginásio, corrida, etc). Mas até que ponto será que compensa madrugar para treinar?

Recentemente, tive oportunidade de ver este vídeo do Professor José Soares sobre o impacto que poderão ter os treinos madrugadores sobre a saúde e revi-me naquilo que é dito no vídeo. Não só porque por norma levanto-me muito cedo para treinar mas sobretudo porque sou da opinião (conforme já tive oportunidade de dizer por exemplo aqui e aqui) que não é benéfico para a nossa saúde e no caso em concreto para o atingimento dos nossos objetivos desportivos, irmos treinar depois de uma noite mal dormida quando o corpo nos dá sinais claros de cansaço físico e falta de recuperação.

Sou apologista de treinar cedo para começar o dia da melhor forma, acelerando o metabolismo logo pela manhã MAS desde que tenhamos dormido o suficiente por forma a permitir uma recuperação eficaz do nosso corpo (e mente!), doutra forma prefiro não o fazer e optar antes por descansar nesse dia até me sentir recuperado, senão não só estamos a sobrecarregar o nosso organismo com mais stress bem como o resultado pode ser precisamente o inverso daquilo que pretendemos.

2 comentários :

  1. Ms;
    Não li o estudo, confesso. No entanto, no meu entender, os níveis de stress não se correlacionam, apenas, com o desporto e o que o envolve. Talvez sim a forma como o abordamos, como lemos os nossos resultados, como estipulamos objectivos.
    Para mim, o desporto sempre foi um prazer, uma diversão, algo que dá felicidade e bem-estar. Sempre sem obrigações e sem privações forçadas. Assim, o auto-conhecimento tem um papel preponderante/decisivo no agendamento e organização da vida de cada desportista.

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  2. @Diogo R Sim, é por isso que devemos estar atentos e respeitar os sinais do nosso corpo :)

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