segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A prática de exercício físico ao final do dia

Até que ponto é benéfico a prática de exercício físico ao final do dia? (sobretudo se for de alta intensidade...)

Esta é uma das dúvidas que surgiu na minha cabeça depois de ler o último post do Sérgio Veloso, autor do blog Fat New World que sigo e o qual recomendo que leiam. Este é um blog que para além de nos proporcionar dicas preciosas sobre nutrição com base em factos científicos, tem ainda a virtude de nos pôr a pensar e questionar muitas coisas que, ou nunca nos tinham passado pela cabeça ou então até há bem pouco tempo tínhamos inclusive como certas. Mas o avanço da ciência é algo permanente e este blog graças ao seu autor e para nossa sorte, tem a virtude de a acompanhar.

Até que ponto não estamos a gerar maior stress no nosso "sistema" (corpo e mente) ao efetuarmos determinada aulas de grupo ao final do dia?

Pois é, se nunca pensaram sobre isto, deveríam ter em conta vários factos, dos quais destaco: 
  • O exercício é mais uma forma de stress, físico e metabólico.
  • Será que o nosso sistema, estará capaz de lidar com mais um factor de stress?
  • A variedade de inputs simultâneos, visuais e sonoros, e a necessidade de atenção a múltiplos aspectos na aula destabiliza o sistema neuromuscular, e aumenta o risco de fadiga central.
  • Ver TV, estar agarrado ao computador ou ao smartphone, e a luz azul do espectro electromagnético inibe a produção de melatonina pela glândula pineal e impede que os níveis de cortisol baixem o que pode provocar deterioração da qualidade do sono, alteração do biorritmo circadiano, e risco de disfunção adrenal (inversão do padrão do cortisol com aumento ao fim do dia, precisamente altura em que deveria estar mais baixo)
"O que era suposto ser uma experiência positiva e prazerosa, acaba por ser um stress adicional ao organismo. Acabamos o dia pior do que começámos, e começamos um novo dia cada vez pior."

Concluíndo, será de evitar a prática de exercício físico de alta intensidade ao final do dia, a não ser que se opte por exercício mais moderado e desde que o nosso "sistema" (corpo e mente) se consiga desligar/fazer um switch e relaxar por forma a proporcionar uma boa noite de sono e recuperação.

Idealmente, se podermos escolher, a prática de actividade física deverá ser efectuada até meio da tarde.

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