quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Livros em papel versus livros em formato digital

Até há bem pouco tempo, dizia sempre que por mais que fosse adepto das novas tecnologias não me conseguia imaginar a gostar de ler um livro em formato digital. Isto porque sempre adorei livros, o cheiro do papel, o facto de poder folheá-los, sempre tive uma paixão por livrarias, bibliotecas…

Porém, hoje sou forçado a reconhecer certas vantagens dos ebooks comparativamente aos livros em papel. Desde logo, uma das principais vantagens é o facto de poder transportá-los facilmente (vários ao mesmo tempo até) sem adicionar peso ou volume. Outras das vantagens, é o facto de poder sublinhá-los, marcar páginas, escrever anotações, marcar com cores, tudo isto sem "estragar o livro original" e ainda copiar excertos e parágrafos, fazer print screens e enviar por email. Outra grande vantagem é se quiser poder lê-los de noite sem ser necessário luz exterior - o fundo do écran pode mudar entre branco, sépia e o modo noite (preto), eu costumo utilizar o sépia que é o que melhor reproduz os livros em papel. Para além disso, é possível ainda regular a intensidade da luminosidade/brilho e ainda alterar o tipo de letra. Dispõe ainda se quisermos, da informação acerca de quantas páginas faltam para o final do capitulo e do livro.
Por último, permite ainda simular o folhear entre páginas arrastando o dedo como se de um livro em papel se tratasse
É preciso ressalvar porém, que para ter acesso a estas funcionalidades todas o ebook tem de estar no formato ePub e não ser apenas um PDF.

Em suma, continuo a gostar mais de possuir o livro físico em papel mas reconheço que no acto de ler o formato digital tem mais vantagens devido às inúmeras funcionalidades, pelo que se possível, o ideal para mim será sempre adquirir o livro original em papel mas tê-lo também em formato digital para sempre que precisar de fazer uso das funcionalidades mencionadas ou simplesmente quando preciso deslocar-me para qualquer lado.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...