segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Como deve ser feita a Ingestão de Carbohidratos de acordo com o IG (Índice Glicémico)

Existe uma regra muito simples:

Os HCs (hidratos de carbono) de IG (índice glicémico) médio-alto (entre 70 e 90) devem ser ingeridos cerca de meia hora antes do treino e nos primeiros 30 minutos pós-treino.
A razão de ingerir HCs antes do treino (pré-treino) é porque vamos precisar de energia para o exercício físico. O motivo pelo qual devem ser ingeridos até 30 minutos após o treino é porque o nível de glicogénio nos músculos encontra-se bastante baixo e ao restabelecer o glicogénio rapidamente ajuda o corpo a manter o estado anabólico e a não perder massa muscular.

Os HCs preferidos por Michael Matthews para pré e pós-treino são as bananas e o leite de arroz, afirmando contudo que a batata doce, aveia instantânea e frutas com IG superior a 60 como melão, abacaxi, melancia, tâmaras, damascos e figos, são também uma boa opção.
Refere ainda que algumas pessoas recomendam comer alimentos com alto teor de sucrose (açúcar refinado) depois de treinar porque têm alto IG, mas segundo Michael Matthews o açúcar processado deverá ser ao máximo evitado.

Todos os outros HC's a consumir durante o dia deverão ter um IG inferior a 60.

 Michael Matthews

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