segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Fim de semana desportivo

O que era para ser apenas um passeio de bicicleta descontraído no Sábado, acabou por se tornar mais num treino face a algumas subidas acentuadas num percurso total de 32km, com início no Parque das Nações, paragem em Belém onde almoçámos um sushi, uma ida à Decathlon para umas comprinhas e por fim uma visita ao Palácio de Queluz.

Quando o Ricardo me desafiou para um treino longo de 30km no dia seguinte, soube logo que não iria ser pêra doce. Primeiro porque tinha acabado de fazer no dia anterior 32km de bicicleta após um longo período sem andar de bicicleta, depois porque no fim de semana passado tinha corrido precisamente 30km (a maior distância que alguma vez tinha corrido) e não foi uma experiência fácil...
Por isso, aceitei o convite mas tentando não colocar a fasquia demasiado alta. Iria fazer pelo menos o meu treino longo de fim de semana de 20km e depois logo se veria até onde conseguiria aguentar.
E assim foi. Ontem pelas 7:50 estava o grupo todo reunido no Parque das Nações para dar inicio ao longo de 30km cujo o percurso seria ir até Belém e voltar.
Até aos 25km a coisa foi bem, muito bem até, a um ritmo de 5min e pouco por km, sempre acompanhado pelo Ricardo, o Fernando e a Isabel que tive o prazer de conhecer ontem, super simpática e com uma energia alucinante (por vezes questionava-me se estaria a treinar demasiado ao longo da semana mas ao saber a atividade física semanal da Isabel, cheguei à conclusão que sou um menino perto dela :) ), o espirito de grupo foi simplesmente fantástico.
Depois dos 25km rebentei por completo. As minhas pernas deixaram de responder, o sol estava muito quente e encontrava-me desidratado. Abrandei o ritmo e cheguei mesmo a parar de correr para passar a andar. Depois lá me tentei mentalizar que era apenas mais um esforço para conseguir completar os últimos 5km e procurar fazer um tempo total abaixo daquele que fiz no fim de semana anterior e recomecei a correr mas a um ritmo lento. E aí começaram as caimbras na perna esquerda e tive de voltar ao passo rápido. Passado um pouco lá tentava eu correr novamente até sentir novamente caimbras. E foi sempre assim sucessivamente até à meta.
Antes disso ainda, no primeiro local onde encontrei um bebedouro - já apenas na marina do Parque das Nações - tive mesmo de parar para beber água porque estava a morrer de sede, tal não era o nível de desidratação.
Apesar disto tudo ainda consegui chegar ao fim e fazer os 30km num tempo abaixo do fim de semana anterior. Depois de terminada a prova tive uma sucessão de caimbras (agora nas duas pernas, gémeos) como nunca tinha tido antes.
Mas pronto, no final valeu muito a pena, não só pela sensação de ter conseguido completar os 30 mas sobretudo pelo espírito de grupo dos meus companheiros.

O principal ponto a reter no final foi a confirmação de que os meus tenis já não dão mesmo para longas distâncias e tenho de comprar uns novos assim que possível. Só quero antes voltar a fazer o teste da passada e confirmar se sou mesmo pronador ligeiro conforme indiciou o primeiro teste que fiz ou se os tenis mais adequados para mim serão os neutros. Depois disso poderei então investir num bom par de tenis.


Sábado

 Altimetria do passeio de bicicleta


 paragem em Belém para almoço



Domingo

treino longo de Domingo

"pós-treino" depois do longo de 30km :)

8 comentários :

  1. treinas bem e muito, mas os teus pós-treinos são qualquer coisa de invejar! :)

    ResponderEliminar
  2. Então e quando é que fazes um longo comigo?
    Ou melhor, quando é que me levas a fazer um longo? Que isto já está na fase em que corres mais do que eu! :)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Isso é que é grande forma...
    E morri... com a imagem do sushi e do marisco - simplesmente as duas coisas que mais adoro!
    Vou só ali limpar a baba. :)

    ResponderEliminar
  4. Para mim, fim-de-semana é comer, dormir, esplanadar!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...