sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Agora é só escolher os ténis

Finalmente vou poder comprar uns ténis novos para os meus treinos rumo à maratona.
A razão porque ainda não o tinha feito foi devido ao facto de não ter a certeza se era pronador ou neutro.
Há uns meses atrás fiz o teste da passada na secção de desporto do El Corte Inglês e o resultado foi pronador ligeiro. Passado uns meses fui a uma consulta de pedologia e disseram-me que era neutro.
Perante isto, resolvi seguir o conselho dela e ir ao gabinete de desporto da especialidade fazer o teste da passada. Fiquei a saber que sou coxo além de pronador tenho uma dismetria (diferença de comprimento de uma perna em relação à outra). Tal como ela, o que significa que só se irá estragar um lar que não há dúvida que fomos feitos um para o outro.
Escusam de se estar a rir porque provavelmente também são uns coxos ninguém é simétrico. No meu caso, a diferença, tudo leva a crer que seja de uns 5 milímetros... (ela é mais coxa que eu hehehe).
O facto de ser pronador aliado à dismetria  foi o que terá causado aquelas dores nas articulações quando fiz os meus últimos longos de 30km, que mais não é do que o denominado "runners knee" (joelho do corredor) algo que costuma atingir especialmente os corredores de fundo.

Conclusão, o problema é resolvido através da elaboração de uma palmilha especial a colocar nos ténis, que irá compensar essa diferença e dar estabilidade ao pé. Essa palmilha é feita na altura, já a tenho, agora é só escolher os ténis. Uma vez que a palmilha irá corrigir a pronação e a dismetria, os ténis que deverei comprar são neutros.
Tendo em conta o que atrás foi dito, as melhores opções para o meu caso são:

Nike Vomero



 Nike Fly Zon



Asics Exel 33-3



 Saucony ProGride Triumph


Consulta, teste da passada e elaboração das palmilhas



6 comentários :

  1. Nike Vomero ou os Asics... Os outros estão fora da corrida.
    Mas toma atenção se estes modelos são indicados para longas distâncias. Só serem neutros e a palminha não chega..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os outros são precisamente os que estão dentro da corrida! ;)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Sim... mas a minha opção não deverá ser nenhum desses dois...

      Eliminar
  3. Quando corro ou faço caminhadas mais longas também fico com dores nas articulações, principalmente nas ancas... Será que também tenho o mesmo problema? O meu irmão tem e usa essa palmilha.

    Nídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nídia, nada como ir a uma consulta e tirar isso a limpo :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...