quarta-feira, 21 de maio de 2014

As "cheating meals"

Primeiro que tudo, o que é isto das "cheating meals"?
Normalmente designamos de "cheating meals" aquelas refeições que fazemos periodicamente e que fogem à nossa suposta dieta saudável.
Eu procuro ter "direito" e dar-me ao luxo e prazer de fazer uma cheating meal pelo menos uma vez por semana. Digo pelo menos porque na verdade confesso que a maioria das vezes acabo por fazer mais do que uma vez por semana. Por vezes duas e até três... Porém, considero que, dada a minha disciplina no cumprimento de uma alimentação saudável na maioria dos dias, mesmo fazendo mais do que uma cheating meal semanal, acaba por não ter muito impacto no atingimento dos meus objectivos.

Não é uma cheating meal de vez em quando que vai estragar toda a nossa dieta ou por em causa os nossos objectivos. Pelo contrário, sou da opinião que a existência dessa cheating meal acaba por ser benéfica sobretudo psicológicamente porque nos permite "matar" aqueles desejos que por vezes sentimos ao seguirmos uma dieta muito restrita. Por outro lado, podemos encarar como uma compensação / mimo que damos a nós próprios como recompensa pela nossa dedicação e disciplina diária de dieta saudável.
Mais, é preferível de vez em quando permitirmo-nos uma "escapadelazinha" na dieta do que nos sentirmos privados e até deprimidos por sentirmos a falta daquelas comidas que tanto gostamos e depois ficarmos saturados da dieta e acabarmos por desistir dela voltando aos maus hábitos alimentares do passado.

Importa referir que ao adoptarmos esta filosofia não deveremos depois sentirmo-nos culpados por fazer essa cheat meal semanal mas sim encara-la como um incentivo para continuarmos a nossa dieta.

Sei que idealmente deveria fazer as minhas cheat meals à hora de almoço, dado que ainda temos pelo menos metade do dia à nossa frente para gastarmos energia e consumirmos essas calorias extra que ingerimos mas confesso que a maioria das vezes acabo por fazê-las nos (designados) jantares sociais, como aconteceu ontem em que tive um jantar de aniversário e acabei por fazer a tal cheat meal.

E como dias não são dias e há sempre uma excepção à regra aqui fica (para variar um pouco) as fotos da minha cheat meal de ontem que, reconheço, foi uma autêntica desgraça mas extremamente saborosa) :)

 sangria tinta

hamburger de alheira de aves


bolo de chocolate

13 comentários :

  1. Estes desvios sao mesmo essencias! Admiro o teu controlo!

    P.S. isto é mesmo para ficar a salivar o dia todo!

    ResponderEliminar
  2. Não consigo pensar e nem olhar para mais nada a não ser esse bolo de chocolate!!! Quero muito a receita!! Please!!! (estou a salivar) :P :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem um aspecto divinal, não tem? :)
      Infelizmente não sei a receita porque foi feito num restaurante... :(

      Eliminar
  3. Para quando fotos dos resultados desta alimentação tão saudável e de tanta malhação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha Ainda é muito cedo! Ainda estou distante do meu objectivo :)

      Eliminar
    2. Então mas assim íamos acompanhando o progresso, bom, não era?

      Eliminar
    3. Prometo que vou pensar no assunto Filipa :)

      Eliminar
    4. Faz isso, pensa com carinho. Nós, admiradoras e leitoras atentas, agradecemos :)

      Eliminar
  4. Eu apoio as cheat meal de outra forma daria em doida! Faço sempre a minha a noite, uma vez por semana e é sempre a mesma: frozen yogurt com muitos toppings! Sabe-me pela vida:)

    ps. esse bolo de chocolate esta divinal!

    Beijnho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de experimentar essa também… :)
      (sim estava! :D)

      Beijinho

      Eliminar
  5. Eu acho que tudo é uma questão de equilíbrio: nem tudo nem nada, nem oito nem oitenta... A diferença está em comer com consciência. É o excesso que torna (quase) tudo prejudicial. Tens estado num bom caminho, por isso podes permitir-te a esses "prémios" de vez em quando! (Que aspeto delicioso!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo contigo. O equilíbrio e bom senso é essencial. Tudo o que é em exagero é prejudicial.
      Quem me dera ter a tua genética hihi ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...