terça-feira, 20 de maio de 2014

A motivação diária não é constante

Desenganem-se aqueles que pensam que a motivação diária é permanente. Nem sempre é assim. Existem dias ou até mesmo fases em que pode haver uma quebra súbita da nossa motivação para o treino diário.
Por exemplo, eu inscrevi-me no ginásio em Novembro do ano passado. Comecei super motivado com treinos diários 5 vezes por semana. Porém, houve uma altura, se não estou em erro por volta de Janeiro / Fevereiro, em que a motivação subitamente desapareceu e em que tive, se não me falha a memória, mais de duas semanas em que praticamente não coloquei os pés no ginásio.
Felizmente, essa fase passou e a motivação voltou em grande!

O objectivo deste post e de vos estar a dizer isto, é para que saibam que é normal por vezes haver quebras na motivação. Os motivos podem ser vários. De ordem pessoal, problemas no trabalho, nas relações, maior stress, overtrainning ou simplesmente porque não vemos os resultados esperados ou porque colocámos as expectativas demasiado elevadas ou porque entrámos numa rotina em que o corpo se habitou e já não responde ao estimulo da mesma forma parecendo que entramos em estagnação (daí a importância de mudarmos o plano de treino periodicamente). Sobretudo é muito importante estarmos atentos aos sinais que o nosso corpo nos vai dando.

Concluindo, se estão a atravessar uma fase menos boa em que a desmotivação se instalou, não desanimem e sobretudo não desistam! Descansem se for necessário (se o motivo for cansaço físico) mas sobretudo procurem descobrir a causa e arranjar formas de a ultrapassar. Mantenham-se focados e não desistam dos vossos objectivos!

8 comentários :

  1. E para aqueles (que como eu) ainda nem começaram e já estão desmotivados? Uma palavrinha?

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    1. Tens de procurar saber primeiro qual o motivo dessa desmotivação e depois ver o que poderás fazer para a tentar ultrapassar.
      Pelo que dás a entender a causa dessa desmotivação não terá a ver com os treinos uma vez que nem sequer começaste. Pensa em que é que os treinos/prática de exercício físico te poderá ajudar. Normalmente ajuda sempre, quanto mais não seja para nos sentirmos melhor connosco próprios e elevar a nossa auto-estima. Depois define um objectivo alcançável e luta por ele. Poderás sempre ir acompanhando o Instagram caso isso te ajude a motivar! :)
      Bons treinos!

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  2. Não é fácil ultrapassar os dias de maior preguiça. Mas nada como tentar perceber porque estamos desmotivados. Muitas vezes são factores do nosso dia-a-dia que nos deixam mais 'tristes', mais ansiosos, que exigem maior concentração e acabamos por priorizar outros aspectos em detrimento dos treinos. Mas por outro lado, também pode ser o corpo a 'pedir' descanso... importa, por isso, reflectir e perceber os motivos para encontrar novamente o nosso caminho. E o teu caminho está a ser muito bom e inspirador, obrigada por o partilhares connosco.

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    1. Sem dúvida J.! Perceber os motivos da desmotivação é essencial! Estar atento aos sinais do corpo também!
      Fico feliz por saber que posso inspirar (nem que seja só um bocadinho) alguém! :) Só por isso já vale a pena partilhar convosco!
      Obrigado também pelas tuas palavras! :)

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  3. Motivação para exercícios físicos não a tenho. Mas gajo mais determinado em conseguir o que quero também não há. É preciso é querer. Pode ser que quando fique gordo me venha essa motivação súbita e desate a correr a maratona. até lá vou optando pelo passo apressado.

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  4. este teu post fez-me muito bem, pois devido a problemas no trabalho estou numa dessas fazes de falta de motivação.
    Gostei deste teu "push-up"!
    Obrigada.

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    1. Fico muito satisfeito por saber que este post te fez bem! :)
      Eu prefiro optar sempre pela sinceridade. Todos temos essas fases, o que importa é acreditar e mentalizarmo-nos que as conseguimos ultrapassar. Este tipo de post também serve para isso mesmo, para nos motivarmos uns aos outros! Ou conto convosco e vocês também podem contar comigo!
      Qualquer coisa, é só dizeres, ok? Força! ;)

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