quarta-feira, 26 de março de 2014

O prazer de correr

Ontem foi dia de ginásio. Hoje foi dia de dar uma corridinha pela manhã. E que saudades que eu tinha! Desde a meia maratona de 16 de Março que não tinha voltado a correr devido a uma dor no joelho direito. Correr logo pela manhã e mais agora que o tempo melhorou é dos maiores prazeres que se pode ter.
Porém, verdade seja dita, só comecei a sentir o verdadeiro prazer de correr recentemente. E isto porquê? Porque no inicio, há cerca de um ano quando comecei, tinha o péssimo (e errado) hábito de dar logo tudo por tudo com a ânsia de fazer um bom tempo. Conclusão, passados logo os primeiros 3 km já estava todo rebentado com os bofes de fora e o resto da corrida era um sacrifício para mim (nem sei como nunca cai para o lado! :P).
Desde que comecei recentemente a fazer distâncias mais longas fui forçado a abrandar o ritmo (até para acompanhar as minhas companheiras de treino) o que resultou numa evolução muito positiva da resistência cardíaca. Com isto, ao invés de fazer a maior parte das corridas em esforço, passei a tirar prazer de correr.

Hoje atrasei-me um pouco de manhã e quando iniciei a minha corrida já passava das 7:20. Na altura pensei que iria correr uma meia hora e não mais de 6 km. Não consegui. Passado meia hora sentia-me fresco e os 6 km sabiam-me a pouco, como se não tivesse quase treinado. Resolvi continuar e fazer os 10. Há um ano atrás estava longe de imaginar que 10 km seria pouco para mim.

Outra das coisas que desfruto bastante durante as corridas matinais é a parte mental. Durante a corrida consigo pensar sobre coisas que no dia a dia simplesmente não surge disponibilidade e é curioso que é durante a corrida que o meu estado cerebral fica mais activo e que me surgem imensas ideias e planos para por em prática.

Ver outras pessoas, a fazerem o seu  treino matinal, a passearem os seus cães, os pescadores a contemplar pacientemente as boias das canas na expectativa que estas vão ao fundo, o rapaz que vem a correr em sentido contrário e que ao passar por um idoso e reconhecê-lo deixa transparecer um verdadeiro ar de felicidade culminando num forte abraço, são outras das coisas que me dá prazer observar.
 
Por último, a possibilidade de correr com uma paisagem em redor agradável à vista (neste caso o rio Tejo ao longo do Parque das Nações) funciona com mais uma fonte de prazer. Isto permite-me ainda aliar o gosto pela fotografia para depois poder partilhar convosco:












27 comentários :

  1. estás-me a fazer inveja, tirando a parte dos ténis....
    10km é pouco p mim humpf, gabarolas, ao fim de 3km tou morta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai treinando e vais ver que tb vais conseguir fazer os 10km sem problema! :)

      Eliminar
  2. lindo o cenário..eu tenho a vantagem de correr entre Cais e Belem mas ao final do dia...e hoje é dia...treinos para a Corrida do Benfica...mas ao pé de ti sou uma menina faço os 10k devagarinho:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cais e Belém também tens uma excelente vista então! :)
      Corrida do Benfica... deixei escapar essa e já não fui a tempo da inscrição... :(
      Devagar se vai ao longe! Boa sorte para Domingo!

      Eliminar
  3. É para onde vou esta tarde (18:30+-) fazer o meu treino.. ;)

    ResponderEliminar
  4. Também é um dos meus vícios. Sinto-me sempre bem antes, durante e depois :D Correr é maravilhooooso!

    ResponderEliminar
  5. E pronto ... venho aqui apresentar os meus parabéns pelas fotos! (Já sabes que me delicio com elas!)
    Em relacão à corridinha .. well ... one day maybe :)

    P.S. Adoro os ténis (ao contrario alí da nossa Eve ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Juanita!
      Em relação à corridinha, lembro-me de há uns seis meses atrás teres lançado esse desafio a ti própria... Quando é que isso acontece??

      A Eve não sabe o que é bom... ;)

      Eliminar
    2. Qdo me oferecerem um ténis assim giros ... cof cof ;)

      Eliminar
  6. Sabes bem que eu corro MUITO aqui neste buraco escuro que é a sala das cópias ;P Além disso o ordenado de 25€ nao da para isso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sim... Tens de falar com quem te paga o ordenado... ;)

      Eliminar
  7. Adoro... assim é que se fala (ou corre, vá)

    ResponderEliminar
  8. Este texto emocionou-me.
    Gostei muito.
    Continua
    Bj*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já te disse q corro todos os dias p o comboio, rapaz :)
      Gosto mais de fazer ginásio e andar de bike à beira-mar
      E estava a referir-me à tua escrita. Continua com ela ;)

      Eliminar
  9. Tb já fiz esse percurso...ida e volta! Adoro o nosso Rio!

    ResponderEliminar
  10. ando eu feita dondoca a ver compras online e deparo-me com: http://dreamcatcher.pt/index.php?main_page=product_info&cPath=3_46_89_95&products_id=357

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...