quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Benefícios e dicas para treinos matinais

Pessoalmente, prefiro treinar logo pela manhã cedo, não só porque depois consigo gerir muito melhor o meu dia mas também porque considero que os benefícios são mais vantajosos, entre os quais destaco:
  • Mais energia não só logo pela manhã mas também ao longo do dia (aumento dos níveis de oxigénio)
  • Proporciona um estado cerebral mais "alerta" e "fluído". É durante o treino matinal que surgem a maior parte das ideias e as mais proveitosas
  • Sensação de bem estar (devido à libertação de endorfinas)
  • Melhora o metabolismo
  • Melhor controlo do apetite (menor apetência para doces e junk food)
  • Maior disciplina ao longo do dia

Algumas dicas:
  • Preparar de véspera a mochila com o equipamento para treinar (permite poupar tempo de manhã evitando também stress matinal)
  • Deitar cedo o suficiente para dispor de uma noite tranquila e revigorante (depois custa muito menos a levantar)
  • Tomar café antes de treinar. A cafeína para além de despertar o cérebro, metaboliza a gordura usando-a como combustível
  • Não desmotivar e desistir durante os primeiros tempos. Inicialmente poderá custar um pouco mas ao final de um mês já estamos adaptados e depois não queremos outra coisa.
  • Elaborar um plano de treino, tendo-o sempre à mão para consulta e ir registando os treinos (duração, distâncias, exercícios, pesos, etc) bem como os resultados alcançados. Existem várias aplicações para telemóvel que o permitem fazer. Actualmente uso a Runtastic.






 

14 comentários :

  1. Ok, isso é tudo muito bonito e tal, mas isso serve para pessoas solteiras (ou sem filhos), que tenham ginásio e o trabalho perto de casa, que não tenham que estar 1hora no transito para chegar onde quer que seja..

    De resto sim, deste aqui umas belas dicas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que nesse aspecto tenho a vida facilitada mas o mais importante é querer! Existem pessoas (por ex. no Instagram há vários exemplos) que mesmo com filhos e sem ginásio perto de casa conseguem manter uma rotina de treino diária (é claro que obriga a um esforço adicional e uma gestão mais apertada do tempo mas conseguem!).
      E tu Sr. Mustache acho que és uma dessas pessoas porque pelo que já percebi tens mil e uma actividades! :)

      Eliminar
  2. cafe.. dispenso, tempo p ir ao ginasio de manha, impossivel... logar os meus kgs, no way, senao dou em maluca antes de tempo... mas o k chamou mm a atençao foram os 15... repito.. 15km... lembra-me de nunca ir correr ctg senao morro na tua primeira parte do treino...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhhhh......... Era bom que os 15km fossem meus (não pela distância mas porque era sinal que tinha corrido em New York) :D

      Eliminar
  3. Inspira ... Expiraaaaaaaaa!!!! 2014 ou vai ou rachaaaaaa!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo excepto o Runtastic. Outro dia acabo uma corrida e vejo que, pelo que ele me indicou, corri 11km em 36min. Fiquei na dúvida. Será que quis elevar o meu ego? ou apenas gozar comigo?
    Vou dar mais uma hipótese e comprar a versão Pro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até agora não tenho tido razões de queixa do Runtastic. Depois diz-me se vale a pena a versão Pro...

      Eliminar
    2. rintastic cmg funciona bem tambem.. acho que o problema é do utilizador :P

      Eliminar
    3. NIX muito obrigado! se eu usasse no caminho do autocarro para o trabalho também funcionava bem. Ora experimenta ir correr! Baammm!

      Eliminar
    4. caro Diogo isso foi um atentado contra as minhas tentativas frustradas de correr como uma pessoa normal? daqui a um ano, quando eu me tornar pro e fizer 10km como quem vai ali à merceria, nós falamos!

      Eliminar
  5. Eu por acaso as vezes que treinei de manhã fiquei mal disposta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todos funcionamos da mesma maneira... ou também poderá ser uma questão de hábito...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...