segunda-feira, 1 de abril de 2013

Antes do amanhecer

Já tinha visto o Before Sunset e tinha gostado bastante mas só este fim de semana tive a oportunidade de ver o filme que o antecedeu, Before Sunrise e que data já de 1995.
Uma das cenas que talvez me marcou mais nesta bonita história de amor e que gostaria de partilhar aqui convosco, foi o momento em que eles falam sobre a sua despedida que iria ocorrer poucas horas depois, ao amanhecer. 
Eles, que se tinham conhecido poucas horas antes, após uma mutua atracção física durante a viagem de comboio para Viena, foram percebendo ao longo dos momentos que passavam juntos que existia algo mais, algo de especial que sentiam um pelo outro. 
Eles que, se tinham apaixonado poucas horas depois de se conhecerem entravam agora em contacto com a crua realidade de seguirem destinos diferentes...
Ambos desejavam interiormente mais que tudo prolongar aqueles momentos, aquela paixão, aquele amor... mas ambos não tiveram coragem de o dizer com receio de que não fosse isso que o outro desejasse e porque o  cenário mais racional com se deparavam na realidade encaminhava-os noutra direção...

Este não será porventura, um dos momentos mais dolorosos pelo qual podemos passar quando estamos apaixonados por alguém?
Saber que aquela paixão que nos consome e que nos leva a sonhar, irá ter um fim imediato. Que vamos deixar de ver aquela pessoa, ao lado da qual desejávamos interiormente mais que tudo, permanecer futuramente?

Como dizia Céline, a personagem deste filme protagonizada por Julie Delpy, torna-se deprimente pensar que vamos ter de nos despedir passado umas horas.
É como que o vivenciar  de uma saudade antecipada, diria eu...
Acho que todos os que já viveram uma grande paixão, um grande amor, já passaram por esta sensação em algum momento, ou estarei errado?...

21 comentários :

  1. Eu digo: dói... essa "saudade antecipada"!

    ResponderEliminar
  2. Como será não termos de nos despedir de alguém q amamos? Gostava de saber um dia...

    ResponderEliminar
  3. Como foste capaz de cometer um sacrilégio desses? De ver o Before Sunset, antes do Before Sunrise???
    O Before Sunrise é. A HISTÓRIA DE AMOR!!!!!!
    Estreia a terceira parte este ano..Can't wait:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi! Tens razão. Mas na altura em que vi o Before Sunset não sabia da existência do Before Sunrise... ;)

      Eliminar
    2. Mas como???? Isso ainda é pior...Tu, um romântico incurável, não saberes da existência do BSunrise?
      Mas qd viste o BSunset não sentiste que faltava algo? E percebeste os acontecimentos?
      É que é exactamente a continuação um do outro..Alguns anos depois, claro.
      Dentro do género, é o meu filme de eleição:)
      Espero que tenhas gostado.

      Eliminar
    3. Ahaha :) Se queres que te diga já nem me lembro bem... Mas sim, devo ter percebido isso. Acho que apanhei o filme já tinha começado, num canal qualquer. Já foi há alguns anos mas tenho de rever novamente! ;)
      Claro que gostei! :)

      Eliminar
    4. Eu perdi a minha capa com os milhares de filme que tinha, inclusivé esses 2..Se os arranjares, avisas-me? Please??
      Agradava-me ter essas cópias outra x.
      Beijocas

      Eliminar
  4. Não sei se sabes, mas a parte 3 vai estrear, agora em Abril no IndieLisboa. Penso que vai fechar o certame.

    Deixo-te o trailer:
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NxLRT3IVasc

    ResponderEliminar
  5. Não vi nenhum dos dois, mas ando com curiosidade para ver.
    Dizer adeus a quem se ama custa sempre muito, saber que a separação vai acontecer faz sofrer por antecipação, doi, mas o amor doi quase sempre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... infelizmente sou obrigado a concordar contigo... o amor doi quase sempre... :P

      Eliminar
  6. ainda não vi nenhum dos dois, parece que já tenho mais filmes para por na minha lista, apesar de não ser grande fã de filmes muito românticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme consiste praticamente todo no diálogo entre os dois e depois tem como cenário a bela cidade de Viena :)

      Eliminar
    2. bem, vou colocar na lista apenas pq referiste que tem como cenário a cidade de Viena, uma das minhas cidades a visitar nos próximos anos... ;)

      Eliminar
    3. Viena é muito bonita! Eu fui lá com neve e adorei! :)

      Eliminar
  7. Amo estes filmes! e SIM, Estou à espera do Nº3. Marcou o inicio do meu casamento/namoro. Mas...já foi. É SEMPRE BOM DE REVER.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...