quinta-feira, 14 de março de 2013

Sobre o Papa Chiquinho

Parece-me ser um tipo porreiro este engenheiro sumo pontífice.
Diz-se sobre Jorge Bergoglio que é um homem simples e humilde. 
Optou sempre por viver num modesto apartamento e não no palácio a que tinha direito enquanto arcebispo, para além de preferir utilizar os transportes públicos. É ele que tem por hábito cozinhar as suas próprias refeições.
Já se percebeu também que tem sentido de humor logo ao proferir as suas primeiras palavras como sumo pontífice "Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo…" captando o entusiasmo sobretudo dos mais jovens.
Outra das curiosidades sobre o papa Chico é o facto de ter Facebook e gostar de futebol, sendo mesmo adepto de uma equipa Argentina da qual até tem cartão de sócio.

Esperemos que traga um novo ânimo e dinamismo à igreja e ao mesmo tempo consiga diminuir a polémica  à sua volta contribuindo para a paz e união entre os povos.


17 comentários :

  1. Como católica também gostei, espero o melhor deste Papa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero melhor deste Papa comparativamente ao seu antecessor.

      Eliminar
    2. Desculpa o comentário, mas o seu antecessor era e é um grande homem! Secalhar, um dos grandes génios deste milénio... Contudo, como católica admito que o seu rosto não refletia o mesmo que o rosto deste. Mas o papa emérito foi um grande chefe da Igreja. "Revolucionar" seja a Igreja ou o que mais for, é algo deve acontecer primeiro no coração dos homens!
      Eu creio que será um bom papa...

      Eliminar
    3. Sim, acho que é quase unânime a opinião de que Ratzinger é um dos maiores pensadores e intelectuais da actualidade. No entanto, este é capaz de cativar mais as pessoas...

      Eliminar
  2. Gostei do ar sereno e simples que tem.
    Vamos ver se irá "revolucionar" um pouco a igreja católica..
    ***

    ResponderEliminar
  3. Assim à primeira vista, até gostei dele... Não tive o mesmo pensamento que tive com o anterior... Mas é melhor não dizer aqui o que pensei do outro! lol

    ResponderEliminar
  4. Eu não sou crente, fui educada na igreja católica, mas deixei de acreditar. Gostei do senhor, tem um ar simpático, sentido de humor, é simples. Gosto do facto de ser Jesuíta, parece-me uma pessoa muito empática acho isso importante num líder religioso. Mas apesar de tudo, vejo que é bastante retrogrado em algumas coisas, como o casamento gay e o aborto. Vamos ver em relação a outras questões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para já cria empatia mas vamos ver com o tempo se algo irá mudar efectivamente...

      Eliminar
  5. É tudo muito bonito, o Senhor até tem um ar simpático e acessível mas, infelizmente é mais do mesmo..
    É contra o aborto, é contra a homossexualidade e foi, inclusivé, contra o casamento gay na Argentina..Desenganem-se os mais crédulos que algo vai mudar ou melhorar..Um Homem do clero que se rege por estes rigídos e ridículos princípios, não é porque foi elevado a Papa Sua Santidade que os irá mudar. E o que a Igreja necessita neste momento é de mudança e não de princípios retrógrados como parece ser o caso..Mas lá está..O Senhor foi elevado ontem..Vamos esperar para ver..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim vamos esperar para ver mas digo-te já que acho que muito dificilmente haverá algum Papa que ceda nesse tipo de questões que referiste...

      Eliminar
    2. Para o mundo católico e para fé cristã, se a Patrícia fizer parte e a professar, deve naturalmente saber que o Papa escolhido é o representante de Deus na terra.
      A sua doutrina é a palavra Dele que foi, crescei e multiplicai-vos e, talvez a mais importante, não matarás.
      Impossível a multiplicação com o casamento gay, concorda?
      E a outra igualmente, se, como alvitrei, for católica.
      Sobretudo quando Ele na sua imensa sabedoria nos proporcionou meios, tão fáceis e inócuos para que sexo não seja sinónimo de procriação.

      Eliminar
  6. até agora para mim está ao nível do João Paulo II, apesar de para muito gente esse ter sido o Papa dos Papas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Papa João Paulo II foi um grande papa porque também era um grande ser humano. Este ainda vai ter de o provar... ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...