quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Devemos dizer tudo ou não?

Se por um lado reconheço que a comunicação é um dos principais pilares que sustenta uma relação e que se deve falar de tudo e não deixar nada por esclarecer, por outro lado por vezes pode se tornar numa faca de dois gumes no sentido em que poderá condicionar o comportamento da outra pessoa e provocar a perda de espontaneidade, o que mais tarde poderá levar a uma certa saturação em virtude de se querer agradar ao outro e não ferir susceptibilidades.

Passo a explicar: se por um lado devemos dizer aquilo com o qual não gostamos na outra pessoa, por outro lado surge sempre o receio de que a outra pessoa deixe de ser autêntica e espontânea, ou seja, deixe de ser ela própria, condicionando o seu comportamento para tentar agradar ao parceiro(a) em situações semelhantes futuras.
É por isso que por vezes não é fácil ponderar e decidir se devemos falar sobre determinada coisa que nos agradou menos no comportamento da outra pessoa.

Pessoalmente, sempre falei de tudo. Sempre fui muito impulsivo a falar logo sobre aquilo que não me agrada (por vezes até demais).
No entanto, hoje em dia tendo a ponderar se será ou não o melhor porque a última coisa que quero é que a outra pessoa deixe de ser ela mesma só para me tentar agradar. É que se deixamos de fazer aquilo de que gostamos ou estamos habituados a fazer em detrimento da outra pessoa, inevitavelmente mais tarde as coisas acabarão por não resultar porque o mais provável é a pessoa saturar-se por sentir-se inibida de fazer as coisas de que gostava...
É por isso que o dizer tudo poderá ser uma faca de dois gumes...

1 comentário :

  1. às vezes não é o que se diz, mas como se diz. Por outro lado, as relações (amorosas ou não) são oportunidades de crescimento e de conhecermos os outros e a nós próprios. Parece-me que falar é sim importante e até imprescindível, cabe-nos a nós não magoar e aos outros perceber o que é dito em vez de cair no orgulho ou vitimização. Mas compreendo bem, o dilema ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...