terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Aquele momento em que nos apercebemos que vamos perder a pessoa que amamos

Ela encontrava-se junto à porta de uma das divisões da casa quando proferiu aquelas palavras, qualquer coisa como "independentemente do que venha a acontecer, nunca me esquecerei do quanto foste importante para mim, naquele período da minha vida em que nos conhecemos..."
Aquele pedaço de tempo, aquelas palavras, aquela imagem (como se estivesse a ver frame por frame) ficaram gravados na minha memória.

Naquele instante, foi como se algo tivesse trespassado o meu coração, a minha alma, todo o meu ser... É aquele momento em que nos apercebemos que podemos perder a pessoa que mais amamos, que afinal o sonho pode terminar e que as nossas vidas se irão separar.
Senti um nó na garganta e provavelmente não consegui evitar que os olhos se humedecessem. No entanto, mantive a postura e tentei fazer-me de forte o mais que consegui, levantei a cabeça, olhei-a de frente e prossegui a conversa que estávamos a ter, ciente porém de que a partir daquele momento nada mais voltaria a ser o mesmo.

Durante muito tempo depois, consegui experimentar toda a angustia que senti durante aquele momento.
Só quem já amou e foi amado de verdade e intensamente, entenderá o significado deste momento...

44 comentários :

  1. Respostas
    1. Sinal que também viveste um grande amor! :)

      Eliminar
  2. Custa muito, mas acredita dava tudo para voltar a ter essa dor. Senti-a, doeu muito, chorei muito, mas quando tudo estava a voltar ele morreu num estupido acidente. Por isso digo que dava a tudo para sentir essa dor de novo por mais que me fizesse sofrer outra vez.

    Aprendi que nada é pior que a morte e aprendi que temos de superar e seguir com a vida em frente. Neste último ano e meio a minha vida deu uma volta grande, depois disto mais coisas más aconteceram, mas já não me afectaram porque nada supera uma perda destas. Fortaleci-me em vez de me deixar levar pela tristeza e não sei como hoje estou em paz e a tentar ser feliz.

    Adoro ler o que escreves e pareces-me uma pessoa sensível, romântica, apaixonada, que poderá fazer alguém muito feliz. Se essa pessoa passou é porque não tinha de ser. Segue com a vida em frente, procura a felicidade, deixa que alguém entre. Se a outra pessoa tiver de ser tua um dia ela volta mas não deixes de viver, isto é tudo tão curto temos de aproveitar enquanto cá andamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento a tua perda... Efectivamente, só não há solução para a morte.
      Sem dúvida, que "aquilo que não nos mata torna-nos mais fortes"!
      Ainda bem que conseguiste seguir em frente e agora estás em paz! :)
      Obrigado pelas tuas palavras!
      Beijinho

      Eliminar
  3. Eu não entendo. É a primeira vez que faço aqui um comentário, porque eu não entendo mesmo. Estou numa relação, depois de ter estado ANOS sozinha. Dá para ver que não é uma relação em que tenha entrado na desportiva, vejo-me a dizer essas palavras ao meu namorado e não consigo entender o que têm de mal. Porque, independentemente do que venha a acontecer, ele será sempre uma pessoa importante na minha vida.

    Será porque não o tenho como garantido? Será porque sei que a vida dá muitas voltas e as pessoas mudam? Será porque não o amo como pensei que o amava? É claro que me vejo a partilhar com ele o resto dos meus dias e mais que houvessem, é claro que a minha vida é infinitamente melhor com ele presente, mas... sei que o posso perder de várias formas e ele a mim. Temos é de lutar para que isso não aconteça.

    Expliquem-me como se tivesse 5 anos. Sinto-me uma novata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são as palavras que têm algo de mal, é o momento em que sabes que aquelas palavras têm outro contexto e que vão contra tudo aquilo que a outra pessoa te levou a acreditar, significando que tem intenções de terminar a relação...

      Eliminar
  4. Cada pessoa tem uma maneira diferente de reagir aos diversos acontecimentos do dia a dia quer sejam bons ou maus. Porém nos casos em que se trata de perder alguém que amamos os sentimentos falam mais alto, a tristeza é maior que tudo quer sejamos pessoas mais ou menos sensíveis. Trata-se de perder alguém com quem estávamos habituados a partilhar tudo, a rir, a chorar, pessoas com quem nos víamos até ao final dos nossos dias!
    É uma dor inacreditável, deixa uma cicatriz para o resto da vida quer queiramos ou não, mas a verdade é mesmo essa. Pessoalmente já passei por isso, e surpreende-me a aparente facilidade com que aquela que foi a pessoa que mais amei superou tudo, provavelmente eu não tive o mesmo significado que ela teve para mim, ou pura e simplesmente reage de maneira diferente, não sei e acho que nunca vou saber.
    Neste momento sei que o importante é aproveitar aquilo que a vida nos traz, e virar todo esse leque de conhecimentos a nosso favor de modo a conseguir superar os momentos mais difíceis de forma mais fácil, é o processo complicado e doloroso mas com calma e tudo se resolve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não que dizer que não tenhas tido o mesmo significado para ela algures no tempo, simplesmente nesse momento deixaram de estar em sintonia em relação ao que sentiam um pelo outro.
      Mas a atitude a ter é mesmo essa, pegar nessa experiência e usá-la a nosso favor daqui para frente e tentarmos ser felizes!

      Eliminar
  5. Been there, done that. Agora sinto que fui só estúpida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo são experiências que nos fazem crescer.

      Eliminar
  6. E há o outro lado da questão... Isto é, a dor que sente quem pronuncia o ponto no final da linha... Às vezes também não é fácil! Mas quem é que julga que a vida é uma coisa fácil e linear?
    Abraço virtual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não é fácil. Mas não são as palavras que têm algo de errado, o errado foram as expectativas que criámos e a consequente desilusão.
      Abraço

      Eliminar
  7. Poderia muita coisa, mas para este post deixo apenas uma música que me parece ser apropriada!


    http://www.youtube.com/watch?v=Irk3xEhx6-A

    Votos de uma excelente noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida uma música muito bonita e que mexe intensamente com qualquer um que tenha amado de verdade!
      Obrigado! :)

      Eliminar
  8. Sentou-se no sofá ao meu lado, abraçou-me, beijou-me como fazia sempre, com o ar mais doce do mundo, carinhoso como sempre, depois afastou-se mas sem nunca me largar a mão, sem nunca desviar o olhar e disse: "Quero que saibas que pensei tanto no que te vou dizer..."

    "Naquele instante, foi como se algo tivesse trespassado o meu coração, a minha alma, todo o meu ser... É aquele momento em que nos apercebemos que vamos perder a pessoa que mais amamos, que afinal o sonho vai terminar e que as nossas vidas se irão separar.
    Senti um nó na garganta e não consegui evitar que os olhos se humedecessem. No entanto, mantive a postura e tentei fazer-me de forte o mais que consegui, levantei a cabeça e disse: "Aiiiii, já está a doer tanto...".

    Hoje continua a doer, os olhos não ficam humedecidos, ficam completamente alagados, mas estou bem, sinceramente estou bem!

    Ps. Vou deixar de ler o teu blog. Tenho chorado imenso a ler os teus posts. Estás sempre a lembrar alguém que preciso esquecer!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que ajuda um pouco partilhar-mos a nossa dor e saber que alguém nos compreende porque já viveu algo semelhante.
      Espero que consigas ultrapassar essa dor em breve.
      Eu prometo que o próximo post será sobre um momento mais bonito! :)

      Eliminar
  9. Ai essa dor!! Fizeste-me lembrar a pior dor que já senti até hoje...Entreguei-me de tal forma, confiei de tal maneira que quando chegou ao fim só queria desaparecer! O amor tranformou-se em odio que me corroeu por dentro, acabando por ter uma depressão.Mas já passou! Hoje sou muito feliz, confesso que foram anos até confiar, mas valeu a pena. Nunca se esquece, e posso mesmo dizer que saí fortalecida exactamente porque ao saber o que consegui ultrapassar, sei que consigo aguentar qualquer coisa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é que tenhas conseguido ultrapassar.
      Sim, essas experiências tornam-nos mais fortes!
      Ainda bem que agora és muito feliz! :)

      Eliminar
  10. Para mim, "independentemente do que venha a acontecer, nunca me esquecerei do quanto foste importante para mim, naquele período da minha vida em que nos conhecemos...", é só para que a outra pessoa não se sinta tão mal como o que se diz a seguir... A pessoa irá sentir-se um lixo e pensamos que com umas palavrinhas bonitas ficará melhor... friamente é o que eu acho.

    Eu continuo a apostar na transparência e frontalidade :)

    Doa a quem doer... nada de rodeios nem malabarismos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a questão não é essa. O problema não são as palavras, o problema é a mudança de atitude da outra pessoa, é o defraudar de todas as expectativas e de tudo que ela te fez acreditar...

      Eliminar
  11. Dói muito... descobrir que a pessoa que escolhemos para seguir ao nosso lado vai ficar para trás.
    Ficamos sem saber em que altura do nosso relacionamento os desiludimos ao ponto de nos abandonarem...ou de nos trairem.
    Sei mais ou menos o que sentiste naquele momento, foi talvez o mesmo que senti naquela noite...em que fui...trocada!
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas são uma caixinha de surpresas.
      Mereces alguém que te respeite e que te faça muito feliz!
      Beijo

      Eliminar
  12. Nostalgia Pré-Natal? Não vou dizer-te aqui mais nada acerca deste assunto..Sei bem o que sentes e tb já exprimi a minha opinião várias vezes acerca do assunto..Deixo-te somente isto:

    http://www.youtube.com/watch?v=Irk3xEhx6-A

    Beijos grds..QQ coisa estamos todos aqui para o que precisares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso. Foi um momento que me lembrei apenas e que achei que merecia ser partilhado convosco. Estou bem! :)

      É a mesma música que a Alexandra deixou no comentário mais acima. :)
      Muito bonita!

      Obrigado!

      Eliminar
    2. É a msm porque eu me enganei...LOLOLOL.....A que eu queria deixar era esta..Acho que se aplica mais a este post e à tua historia..Sorry...Mistake..Loiraaaaa..eheheh
      Fico contente que estejas bem:)

      http://www.youtube.com/watch?v=_WlehPqiebQ
      Beijoooooooooooooo

      Eliminar
  13. E um sentimento que por muitos anos que passem, por muitas voltas que a vida de...nunca sera ultrapassado. Convive-se, ajusta-se, molda-se, contorce-se, mas esta la...porque era verdadeiro e como tal para sempre o sera! bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diria antes que poderá não ser esquecido. Mas pode ser ultrapassado. Basta curares esse amor. E quando voltares a encontrar alguém que ames verdadeiramente, deixará de ter significado e impacto. Pensamento positivo! ;) Bj

      Eliminar
  14. Já sofri bastante por amor e lamento ter cedido, ter perdoado. Entendo este teu texto na perfeição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lamentes ter perdoado porque só significas que és boa pessoa, superior a maus sentimentos! :)

      Eliminar
  15. Sabe, cada vez mais me apercebo do quanto não amei. Só o facto de sofrer por alguém, de ter essa capacidade de estar totalmente desprendido de si é fantástica! A sua essência está aí, nessa capacidade, é só uma questão de tempo até encontrar alguém tão capaz como você de sentir! Admiro-o.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez seja também uma questão de tempo até encontrar alguém que ame de verdade, depois vai ter também esta capacidade! :)

      Eliminar
  16. "E se perder vou tentar esquecer-me de vez, conto até três...
    Se quiser ser feliz..."
    Por vezes... três não basta. E há, ainda, quem continue a contar.
    O amor devia soar perfeito, mas como diz o livro de Miguel Esteves Cardoso, "o amor é fodido".

    ResponderEliminar
  17. O grande amor da minha vida acabou tudo de um dia para o outro, com a desculpa que ia tirar mestrado para Lisboa e que não vinha a casa com frequência e blá, blá blá. Tou de rastos ainda... nem sei como vou conseguir esquece-lo...Doi que se farta! Mas a vida é mesmo assim... CRUEL!!!
    Boas Festas para ti MS!!
    Adoro o teu blog :)

    ResponderEliminar
  18. Eu fui essa pessoa que terminou tudo e arrependo-me todos os dias do que fiz, do acto irreflectido, de não ter valorizado o Homem que estava ao meu lado. Lembro-me da dor dele, das palavras, das lagrimas que eu causei...se eu pudesse voltar o tempo atrás...já passou um ano e parece que o tempo não passa. Como é que magoei o amor da minha vida?...

    ResponderEliminar
  19. Ao ler o teu post, fiquei de lágrimas nos olhos.
    Esse dia está a chegar, para mim; o meu marido, grande amor da minha vida, Pai dos meus filhos, vai sair de casa... ainda que estivessemos bem e felizes, sem nada que o fizesse prever, surgiu outra pessoa na vida dele.
    Continuo a amá-lo muito e ele a mim, mas, uma vez que o que sente pela outra pessoa é tão forte, vai sair... Tentámos mas não conseguimos viver assim.
    Ao ler o teu texto, consegui visualizar perfeitamente como vai ser o momento, dentro de dias...
    Quero acreditar que o tempo cura tudo e seremos sempre amigos mas custa muito.

    ResponderEliminar
  20. Entrei neste blogue, de rompante e li este texto..

    Já figura nos meus favoritos.

    Bom Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já fui espreitar o teu e gostei! Já me tornei seguidor! :)
      Bom ano para ti também!
      Abraço

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...